Scorpions - Final Sting Tour 2012
Quinta, 20 de setembro de 2012
no Credicard Hall em São Paulo/SP

    Rock You Like A Hurricane. Desta maneira pode ser resumido o show do Scorpions no Brasil. Os alemães retornaram mais uma vez ao país com um dos mais sensacionais shows do ano, e nas vinte músicas que compuseram o set list da noite, a banda foi como um furacão no palco em uma apresentação impecável, marcante, cheia de riffs excelentes, solos do jeito que os fãs gostam e com vocalizações esplêndidas. Praticamente não dá para acreditar que esta turnê seja qualificada como a derradeira da banda.

    O mais interessante é que contrariando essa afirmação presente no título da atual tour é a composição do penúltimo cd "o melhor ainda está por vir" ( The Best is Yet To Come, do Sting In The Tail 2010 ) me faz ter uma certeza, não foi a última vez que assisti o Scorpions no Brasil. Eles retornarão, pois a banda está afiada, tocando com precisão e faz sim de seus shows inesquecíveis e fortes como a força de um furacão. Afinal, desde 1985 no primeiro Rock In Rio que a banda alemã visita o Brasil, e nos últimos 8 anos fomos contemplados com cinco turnês no país ( do Unbreakable no Live´n´Louder em 2005, Humanity Hour I em 2007 Humanity World Tour Eletroacústica em 2008, Get Your Sting And Blackout World Tour em 2010 e esta ), então a não ser que eles realmente se aposentem e parem efetivamente suas atividades, teremos sim mais uma passagem do Scorpions no Brasil, nem que seja em um grande festival.

 

    O "appeal" de última turnê fez que os ingressos se esgotassem rapidamente e uma nova data fosse aberta no dia seguinte, pois todos queriam ver a última passagem de Klaus Meine ( vocais ), Mathias Jabs e Rudolf Schenker ( guitarras ), Pawel Macioda ( baixo ) e James Kottak ( bateria ). Enquanto aguardávamos pelo show pude encontrar e conversar rapidamente com meu amigo e excelente baterista Aquiles Priester ( do Hangar ) e o baixista Nando Fernandes ( também do Hangar ) na pista premium, e sabe quem também estava por lá vendo o show: Jeff Scott Soto que em passagem pelo país também.

    É... quando o show é do naipe de um Scorpions até os feras tornam-se público para acompanhar e com um Credicard Hall repleto de fãs de todas as idades tivemos uma demora de apenas cinco minutos além do horário previsto para o início do show, que aconteceu com a energia esmagadora de Sting In The Tail, e lá estavam nossos heróis do Hard Rock sorrindo e movimentando-se bastante pelo palco. A reação dos fãs ao receber seus solos e a potente voz de Klaus Meine foi uma agitação ensurdecedora e certamente gratificante. Depois voltando aos bons tempos do álbum Animal Magnetism e com Rudolf Schenker nos enviando os eletrizantes solos de sua guitarra tivemos Make It Real que ganhou muitas palmas ao seu final.

    Antes de prosseguir, tenho que comentar sobre a iluminação e o telão, que da mesma forma do show tour anterior, fazem um espetáculo à parte e interagem com os fãs na apresentação, dito isso, o vocalista soltou um "Boa Noite São Paulo!!!" e tocaram a seguinte do set com Is There Anybody There?, presente no disco Lovedrive de 1979 e o carismático Rudolf Schenker utilizou mais uma de suas guitarras Flying V e trouxe a pegada com um tanto de Reggae ( porém, cheia de solos Heavy  ) ao Credicard Hall, que cantou junto com Klaus Meine o refrão e este alongou alguns versos para ver o tanto que os fãs o acompanharia... creio que ficou satisfeito com a nossa atuação.

    Sem pausar e para aumentar a euforia de cada um dos fãs chegamos a um dos clássico do Heavy Rock com a cadenciada e elétrica The Zoo ( do Animal Magnetism ) com solos que mostram a essência do som do Scorpions e para cravar a boa sensação ainda mais em nossas almas, Mathias Jabs utiliza sua voice box enquanto Klaus Meine realiza sua tradicional distribuição de baquetas para os fãs.

 

    Em seguida, para um pequeno descanso de Klaus Meine, eles tocam outro clássico, a instrumental Coast To Coast, outra gravada no Lovedrive que veio abrilhantar ainda mais o show com os solos de primeira da dupla Mathias Jabs e Rudolf Schenker, que foram muito bem amparados por Pawel Macioda no baixo e James Kottak na bateria. O frontman retorna ao palco para a execução do Hard Rock rápido Loving You Sunday Morning com seus riffs certeiros que não deixam ninguém parado e fez os praticamente 7.000 presentes cantarem com eles.

    Klaus pergunta: "Como estão vocês?" e continua dizendo que o Brasil é especial para banda há muito tempo e aproveitando cada segundo do show emendam a cativante balada Heavy Rhythm Of Love do Savage Amusement de 1988.  Depois desse passeio pelo passado recebemos uma mais recente, a emblemática The Best Is Yet To Come, que tem aquele potencial enorme para se cantar com a banda e foi isso que aconteceu... todos cantam com o Scorpions em uma felicidade crescente e o mais bacana foi que o quinteto deixou os fãs cantarem no final dividindo os versos com Klaus Meine em um momento que gera uma comunhão perfeita entre os dois lados ( banda e público ).

    Hora de desplugar um pouco as guitarras com Rudolf Schenker com um violão Flying V ( é ele adora este formato ) e Mathias empunhando também um violão mas em formato de "X" para o sucesso Send Me An Angel  ( do Crazy World de 1989 ), que emocionou a imensa maioria dos fãs, que batem muitas palmas e inclusive uma amiga contou-me que chorou de alegria em alguns momentos, creio que este tenha sido um deles.

    Mantendo a linha acústica, hora de outro clássico com a romântica Holiday ( outra do Lovedrive ), mas esta é apenas em parte mais acústica, pois no seu decorrer ela ganha toda a vibração de um potente Hard Rock, que faz o Credicard Hall agitar bastante. Foi muito bacana assistir o novo prolongamento dos solos e dos versos finais criando mais uma lembrança única do show.

    Para a próxima Klaus Meine pergunta se todos nós estávamos prontos para mais e disse que foi criado para o Rock ( bem, nós também ) e com a dica dada, a eletricidade de Raised On Rock ( do Sting In The Tail ) com seus solos do mais puro Hard Rock, que elevaram nossa adrenalina ainda mais. Rudolf Schenker passa essa vibração com uma de suas mais belas guitarras "Fly", agora uma  com o design de uma Ferrari, é não tinha como ficar parado assistindo a tudo isso.

    E de volta ao álbum Crazy World os alemães tocaram a Tease Me Please Me, que sabidamente a banda deixa os pontos chaves para que os fãs completem os versos e fiquem ainda mais contentes com o show que estão assistindo, e vale lembrar que por muitas vezes os quatro da linha de frente ( Mathias, Rudolf, Klaus e Pawel ) ficam próximos uns dos outros das formas que as bandas de Hard Rock devem fazer para marcar ainda mais seus shows. Com mais solos com muitas distorções, que entram na alma eles tocaram em seguida Hit Between The Eyes, também do Crazy World, e chega a hora de um descanso dos músicos, que deixam apenas o baterista no palco.

    O incansável e praticamente maluco James Kottak realiza solo de bateria intitulado Kottak Attack com imagens suas nos telões em cada uma das capas dos discos do Scorpions, vídeo muito divertido que já foi utilizado na última turnê, e o aplicado baterista faz um solo muito bom e de alto nível, que embora não fosse programado para isso serviu de homenagem para todos os bateristas em seu dia. E James soube comandar a plateia fazendo-a bater muitas palmas, mas o mais bacana foi ver ele de costas para o público com uma camiseta escrita Rock & Roll Forever, retirá-la e mostrar que tem exatamente isso tatuado bem grande em suas costas.

    Com as luzes fazendo um espetáculo à parte e muitas sirenes tocando pelo Credicard Hall, o Scorpions retorna com um dos seus maiores clássicos, a faixa título do álbum de 1982, Blackout, e nesta Rudolf Schenker entra com uma cara de louco ( com um gorro branco e óculos iguais à capa do disco ) solando uma guitarra Flying V que solta fumaça, e nesta executada à toda velocidade, a banda mandou solos de guitarras fulminantes, daqueles que não temos o direito de esquecer jamais e ao contrário das gravações do álbum, Klaus Meine a cantou soberbamente cada verso ( em 1982 ele teve problemas na sua voz e foi necessário uma operação na garganta para ele voltar a cantar ). Resultado... uma histeria coletiva

    O sempre sorridente Mathias Jabs pega sua guitarra e "usando o poder" da alavanca faz os exuberantes solos de Six String Sting, que não podem faltar em um show de Hard Rock e mostram o porque do alemão estar entre os melhores do mundo neste posto.

    Mathias ligou esse solo a clássica Big City Nights, que fez o público presente no Credicard Hall pular feito criança ao ouvir, aplaudir e cantar com Klaus Meine os versos de uma das músicas que significam muito mesmo para os fãs, pois foi quando muitos deles começaram a ouvir Scorpions no Brasil, graças ao sucesso alcançado pelo álbum Love At First Sting ( de 1984 ) por aqui. E esta estupenda versão encerrou a primeira parte do show do Scorpions, que retornou para o bis com um dos seus maiores hits, a linda e pesada balada Still Loving You, que é uma das melhores da banda e da história do Rock e fez todos cantarem seus versos explodindo de contentamento ao ouvir seus incomparáveis solos de guitarras com Mathias e Rudolf caprichando mesmo.

    A segunda do bis foi outro mega hit, a balada Wind Of Change do Crazy World e sinceramente é fenomenal ver Klaus Meine assoviando seu começo, que teve Rudolf Schenker utilizando um violão para dar mais emoção à música, enfim, outro ponto brilhante do show, mas não estaria completo sem o maior sucesso de todos e que literalmente define o que o foi - e ainda é - nestes mais de 40 anos de Hard Rock, sim tínhamos ainda a inflamante Rock You Like A Hurricane, que terminou as praticamente duas horas mágicas que acompanhamos.

    Esse hino do Rock, que definiu com seu histórico clip nos anos 80, o porque gostarmos do Scorpions, foi mais uma vez dinamite pura estourando na nossa frente, Rock´N´Roll da maior qualidade tocado por uma banda empolgadíssima. Na despedida deste maravilhoso show tivemos muitos aplausos, distribuição de palhetas, baquetas e o adeus dos músicos. Será que foi o último mesmo?

    Ozzy Osbourne e KISS já estão em sua "última turnê" há muitos anos e ambos estão aí fazendo shows, os Rolling Stones já anunciaram que voltarão a se apresentar em 2013, acredito do fundo do meu coração que ainda veremos o Scorpions mais uma vez no Brasil e creio que esse sentimento é compartilhado por cada um de seus fãs, mesmo sabendo que um dia eles vão realmente se aposentar. Obrigado, Scorpions por um dos shows melhores shows do ano.

Texto: Fernando R. R. Júnior
Fotos: Marcelo Rossi e Rafael Kock Rossi - T4F
e Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos a Tatiana Ito ( T4F )
e Damaris Hoffman ( Top Link Music ) pela atenção e credenciamento.
Setembro/2012

Set List:

1. Sting In The Tail
2. Make It Real
3. Is There Anybody There?
4. The Zoo
5. Coast To Coast
6. Loving You Sunday Morning
7. Rhythm Of Love
8. The Best Is Yet To Come
9. Send Me An Angel
10. Holiday
11. Raised On Rock
12. Tease Me Please Me
13. Hit Between The Eyes
14. Kottak Attack
15. Blackout
16. Six String Sting
17. Big City Nights

Bis
18. Still Loving You
19. Wind Of Change
20. Rock You Like A Hurricane

Galeria de Fotos do Show do Scorpions no Credicard Hall em São Paulo/SP

 

Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP scorpions109 scorpions110 scorpions111 scorpions113 scorpions119 scorpions126 scorpions129 scorpions131 scorpions133 Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP Scorpions Final Sting Tour no Credicard Hall em São Paulo/SP André Torres e Fernando R. R. Júnior do Rock On Stage no show do Scorpions no Credicard Hall em São Paulo/SP Fernando R. R. Júnior do Rock On Stage e Aquiles Priester do Hangar no show do Scorpions no Credicard Hall em São Paulo/SP

Voltar para Shows