Annihilator - South American Annihilation Tour 2013
Abertura: Torture Squad
Domingo, dia 2 de junho de 2013
no Carioca Club em São Paulo/SP

    Não há como explicar o que é um fã do Annihilator, embora a banda sempre seja citada por influência, importância no cenário, qualidade musical, etc..., pois a prova disso foram as duas apresentações monstruosas que a banda realizou no Brasil, e pela segunda vez o Rock On Stage esteve lá para registrar aos leitores e fãs o que Jeff Waters e cia são capazes de fazer quando estão em um palco.

    Aliás, relembrando que o Annihilator foi responsável por um dos melhores shows de 2012 e em 2013 trouxeram na capital paulista a South American Annihilation Tour 2013, que no Brasil contou também com apresentação em Catanduva/SP, isso sem contar os shows, na Venezuela, Chile e Argentina. Era a segunda passagem da banda por aqui, já que ela estava no cast do Metal Open Air e dias depois, fez uma apresentação em São Paulo ( confira aqui como foi ).

Torture Squad

    A abertura ficou por conta dos paulistanos do Torture Squad, notável banda que em 2013 comemora 20 anos de trabalho sempre mantendo a chama do Heavy Metal viva, e desde 2012, mais precisamente na abertura do show do Anthrax ( confira cobertura ), com a saída do vocalista Vitor Rodrigues, que acabou posteriormente montando o seu Voodopriest, Amilcar Chistofaro na bateria, Castor no baixo e André Evaristo na guitarra e vocais vem fazendo grandes apresentações, como a que vimos junto com o Krisiun no Sesc Pompeia no inicio deste ano ( saiba mais ) ou no I Pinhal Rock Music Festival, ainda em 2012 ( veja a matéria ). 

    O show do Torture Squad eu classifico no mínimo como "porreta", pois sempre é sensacional, a presença de palco e o carisma de seus integrantes realmente impressiona e sempre continua depois, visto que a banda sempre desce do palco e realiza um Meet & Greet com os fãs, onde quer que seja o show. Não vou citar faixa a faixa por dois motivos: um extremamente infeliz da minha parte já que perdi as anotações com o set list desta apresentação, porém garanto que todos os clássicos estavam lá.

    Uma apresentação que coroa uma banda e deve percorrer o Brasil celebrando 20 anos de atividade. Se passar perto de sua cidade, nem pense duas vezes e trate de ir conferir ao vivo o Esquadrão da Tortura ( tradução do nome da banda e futuro título de seu novo cd ), pois a cada dia que passa, o Brasil vai criando lendas neste estilo e todas devem ser valorizadas e reconhecidas. Parabéns Amilcar, Castor e André pelos 20 anos de atividades.

Annihilator

    Na troca de palco foi aumentando a energia da galera, pois a apresentação da banda ano passado tinha sido um estrondo de cair o queixo do Mike Tyson e por volta do horário previsto, já que não sou daqueles hipócritas que mencionam, com 19 minutos e 24 segundos de atraso, ou coisa assim ( a não ser que seja muito chato essa espera ), finalmente tínhamos a lenda Jeff Waters de volta ao Brasil com sua banda, ou seja, Annihilator "Live In São Paulo" com Dave Padden também nos vocais e guitarra, Alberto Campuzano no baixo e Mike Harshaw na bateria. 

    E Ambush ( do álbum Annihilator de 2010 ) foi a escolhida pela banda e demonstrou o que vimos ano passado não teria sido um acaso em função do fracasso daquele maldito Festival. King Of The Kill, do álbum homônimo de 1994 seguida de Betrayed presente também em Annihilator de 2010 e último lançamento da banda deram continuidade ao show. 

    Estava simplesmente animal, Jeff Waters com seu cabelo moicano, porém, bem baixo, tocava de com sua indefectível guitarra Flying V vermelha de um lado para outro do Carioca Club com muito carisma e  sua excelente movimentação de palco é apenas um detalhe, pois o guitarrista é um grande músico e também produtor ( como o excelente trabalho que fez junto a banda Scarlet Anger do distante país Luxemburgo ).

     Ultra-Motion, única do álbum Walking In Fury de 2002 presente no set foi algo bestial e pegando o microfone Jeff Waters então fala mesmo em inglês o quanto era bom voltar ao Brasil e complementa dizendo que tocariam uma música nova, assim o fizeram com No Way Out que manteve a mesma pegada. Depois foi a vez de Time Bomb, uma do álbum Carnival Diablos de 2001.

    Plateia insana, acompanhando junto, cantando, fazendo roda, ou os dois juntos ou simplesmente, de boca aberta vendo talvez mais um dos grandes shows do ano no Brasil. A britadeira sonora continuou empolgando a todos em Clown Parade do álbum Metal de 2007, seguida por Set The Wolrd On Fire, do álbum de 1993 que leva esse mesmo nome e uma música matadora do inicio de carreira da banda, a W.T.Y.D do fantástico Alice in Hell

    Após Bliss, outra faixa do King Of The Hill, veio um dos destaques da apresentação com Phantasmagoria do Never, Neverland de 1990 e os fãs cantaram o refrão em uníssono em um momento que levou o Carioca Club a uma loucura completa. Fico sem palavras para descrever a intensidade que foi aquilo. Logo depois veio a terceira música do álbum King Of The Hill, a faixa 21, seguida por No Zone ( do Set World On Fire ) e a potente I Am In Command do clássico absoluto Never, Neverland.

    Na parte final do show tivemos uma trinca matadora composta por The Trend do álbum Annihilator, The Fun Palace outra do Never, Neverland terminando com o hino Alison Hell, que simplesmente aniquilou com os pescoços de alguns e comandou uma euforia intensa de outros.

    O bis veio com duas músicas obrigatórias e fundamentais em qualquer setlist do Annihilator... estou falando de Stonewall ( mais uma do Never, Neverland ) e Shallow Grave  ( do Carnival Diablos ) que juntas finalizaram o show com rodas, coro, plateia aplaudindo e o queixo caído lá firme e forte. 

    Um espetáculo sem precedentes e uma certeza tive após o show, o Annihilator tem deveria ter a obrigação de vir ao Brasil todos os anos, pois o show deles é algo de se orgulhar batendo no peito dizendo... eu estava lá!!!

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Miriam Martinez pela atenção e credenciamento
Julho/2013

 

Setlist do Annihilator 

1 - Ambush
2 - King Of The Kill
3 - Betrayed
4 - Ultra-Motion
5 - No Way Out
6 - Time Bomb
7 - Clown Parade
8 - Set The World On Fire
9 - W.T.Y.D.
10 - Bliss
11 - Phantasmagoria
12 - 21
13 - No Zone
14 - I Am In Command
15 - The Trend
16 - The Fun Palace
17 - Alison Hell

Bis:
18 - Stonewall
19 - Shallow Grave

Clique aqui e confira uma galeria com 69 fotos dos shows
 do Annihilator e do Torture Squad no Carioca Club em São Paulo/SP

Voltar para Shows