Doro - 30 Years Strong and Proud
Sábado, 8 de março de 2014
no Carioca Club em São Paulo/SP

  Nos anos 80, Doro Pesch foi a líder do Warlock em um tempo que não era comum bandas de Heavy Metal terem uma mulher nos vocais e em agosto de 1986, em pleno Wacken Open Air na Alemanha tornou-se a primeira mulher a comandar uma banda de Metal no lendário festival. Desde o seu debut no Heavy Metal já se passaram trinta anos e a beldade sempre se manteve com ótimos álbuns, que encantaram milhares e milhares de fãs por todo o mundo pelas suas composições, hoje consideradas clássicas, que ela registrou ao longo da sua frutífera carreira.

    A terceira passagem pelo Brasil marca a divulgação do seu décimo terceiro álbum de estúdio, o Raise Your Fist ( lançado em 2012 ) e comemora os seus trinta anos de sucesso. Anteriormente a Rainha do Heavy Metal já havia realizado um dos melhores show do Live´n´Louder em outubro de 2006 ( confira resenha ) e outra apresentação marcante em São Paulo/SP, no mesmo Carioca Club em abril de 2011 ( saiba como foi ).

    A prova que a cantora é apaixonada pelo Brasil se deu quando recebemos a informação que o show seria gravado para um futuro DVD, com o provável título Doro - Live In Brazil, cujos alguns trechos estarão no documentário Doro - The History Of The Metal Queen. Bem, independente deste fato, um show da alemã de Düsseldorf é por si só já é um grande espetáculo, imagine então o frisson dos fãs ao saberem que a apresentação seria gravada.

    Outro ponto a se ressaltar também a importante iniciativa da produtora 8x8 Live, que fez a promoção "Metal do Bem" com ingressos promocionais pela metade do preço para os fãs que levassem um quilo de alimento não perecível e estes seriam doados para a instituição Caminhando, que trabalha com inclusão social de jovens e adolescentes com deficiência física e intelectual e segundo informações posteriores ao show foram arrecadados 513 Kg. Quando cheguei ao Carioca Club, este ainda não estava lotado, mas a maneira que o horário de inicio se aproximava, mais e mais fãs foram chegando e tomando a pista do local, não hiperlotando como nos shows do Accept ( leia resenha ) e do Kreator ( veja matéria ) em 2013, mas em grande número. 

Consolidando no Brasil o título de Rainha do Metal

    O horário previsto para começar o show foi respeitado, ainda mais com a confirmação vinda dias antes que o mesmo seria transmitido ao vivo para a Europa e Estados Unidos pelo site Stageit e às 19:30hs ouvimos alguém anunciar o show e instantes depois aos gritos de "Doro...Doro...Doro", os músicos Bas Maas e Luca Princiotta nas guitarras, Nick Douglas no baixo e Johnny Dee na bateria vão aos seus lugares para que finalmente a diva Doro adentre o palco com sua tradicional vestimenta Headbanger com calça de couro preta, coturno grande, braceletes, colares e um top também de couro, olhos maquiados, enfim linda.

    E a retribuição do carinho dos fãs para com a alemã vem com I Rule The Ruins, uma das suas muitas composições à frente do Warlock, de onde a maior parte do set list foi extraído, aliás, como foi bonito de ver todos cantando com a vocalista, que era uma empolgação gigantesca.

    A vocalista canta de uma forma muito incomum, fica bangeando sem parar e fico aqui pensando como isso não a atrapalha... e ela sabe como comandar com precisão os fãs ao solicitar a participação de todos ( como se precisasse ) nos "hey...hey...hey" e facilmente eles gritam sem parar e no término da canção, mais berros de "Doro...Doro...Doro" para euforia coletiva, pois era visível como nossa rainha estava contente.

     E após uma saudação aos fãs com "É bom estar aqui" dito em português, ela avisou que iria tocar uma "old scholl" e executou a eletrizante Burning The Witches, outra do Warlock, que quintuplicou a adrenalina nos fãs. Sabiamente ela deixa partes da música para que a galera completasse e os guitarristas Bas Maas e Luca Princiotta brilhassem nos solos.

    Sem perder o pique, aliás, nossa rainha tem um que é invejável por muitos vocalistas, prossegue com mais uma da sua antiga banda, a Fight For Rock, uma sonzeira mais cadenciada que não tem como não cantar com ela, e a galera presente no Carioca Club o fez incessantemente, e quando o DVD registro único, teremos uma impecável agitação dos fãs ( com socos no ar como manda o Heavy Metal ) e também pelo som, pois ouvia-se tudo com clareza. E sabe... cá entre nós, quem dentre os headbangers não luta todo o tempo, seja por Rock ou por nossos direitos?

    Em seguida, Doro fala conosco novamente e entre um "I Love You" ela anuncia a pesadaça The Night Of The Warlock, canção solo do Fear No Evil ( de 2009 ), que foi executada de forma esmagadora por ela e sua banda causando uma comoção Heavy Metal em cada um dos presentes, que atuam juntos no refrão, embora a potente voz dela acabe encobrindo a nossa.

    Durante os intervalos das músicas, os fãs atiram presentes e no show de simpatia que é... ela mesmo pegava e guardava todos eles. Na próxima tivemos os dedilhados de Without You, uma balada dos tempos do Warlock que foi acompanhada nas palmas e teve um solo melodioso de guitarras, que cravou na memória.

    Doro não para de se mexer por um momento sequer e sempre bangeando, levantando o braço, enfim, ela é um verdadeiro alvoroço o tempo todo e na hora de mostrar a canção título de seu último cd, a vibrante Raise Your Fist, primeiro ela anunciou e nos fez completar o título e depois garantiu várias doses de "hey...hey...hey" durante sua execução. Nesta hora aconteceu algo muito interessante, a musa se agacha toda e deixa um cadeirante que estava na frente - depois da grade - cantar alguns versos.

    Continuando com o revival de parte do que de melhor gravou nos tempos do Warlock, ela executou True As Steel, que teve a grande maioria agitando freneticamente correspondendo a frontwoman, que recebeu o  trio Nick Douglas, Bas Maas e Luca Princiotta, que agitaram no mesmo embalo que ela.   

    Depois, ouvimos os riffs certeiros, que servem para a loira bangear sem parar, antes de cantar os versos de Revenge, mais uma composição do novo Raise Your Fist, e aqui ouvimos um Heavy Metal Old School dos bons e que gosta-se na hora, embora, quem estava lá sabia muito bem qual música era e curtiu bastante.

    Poucos instantes depois, Doro volta a falar conosco e saca uma de suas mais inesquecíveis composições, que eu achei que seria tocada mais ao final, estou falando da excepcional e apaixonante balada Für Immer, cujo verso "Deep Inside My Heart" entra dentro de nossa alma e não sai mais....

Junto com a galera

    Além disso, esta ganhou incontáveis palmas pela forma emocionante que a nossa rainha cantou. E para Doro não basta apenas ser simpática em níveis fantásticos, após exuberante solo de guitarra, ela comandou os "hey...hey...hey..." dos fãs e foi até na área do pit para cantar de lá, deixar o microfone para alguns completarem os versos, enfim... "ela foi para a galera" e de cima onde estava... vi uma cena quase indescritível... um fã passando a mão nos cabelos dela fazendo um carinho. 

    Passado este momento notável, hora de por fogo de novo nos fãs com uma canção mais Heavy Metal e ela o fez com a Earthshaker Rock, mais uma dos tempos do Warlock, que contou com solos de guitarras rápidos e vocalizações cheias de vigor feitas pela Doro.

    Ela apresenta o baterista Johnny Dee e saiu do palco para descansar enquanto este realiza um solo longo de muita técnica, que passou por um curto trecho de Run To The Hills do Iron Maiden. Mas, bacana  mesmo foi quando ele conversou com a plateia pedindo para que nós gritássemos com ele e então realizou aqueles conhecidos toques de I Love Loud do KISS, que foram devidamente completados pelos fãs. Tal qual como acontecia nos anos 70, ela e os demais membros retornam para terminar a Earthshaker Rock com a mesma garra que havia começado.

    Antes de prosseguir o show, Doro explica que este baterista já está tocando com ela há vinte e cinco anos e aproveita também para apresentar toda a banda, que foram merecidamente aplaudidos pela plateia. Quando foi apresentada por um dos seus guitarristas, a explosão dos fãs berrando "Doro...Doro...Doro...", com certeza fizeram a alemã quase derreter de felicidade, as expressões em seu rosto deixaram evidentes isso.

    Muito comunicativa durante todo o show, ela também nos contou que a próxima era uma homenagem ao maior festival de Heavy Metal do mundo, o Wacken Open Air, quando este completou vinte anos de existência, assim anunciou a sonzeira We Are The Metalheads ( Wacken Hymne ), um cover do Skyline que é altamente contagiante e basicamente sintetiza o que nós todos que estávamos no Carioca Club somos: Metalheads... e acrescento súditos de nossa linda Rainha do Metal!!!

Relembrando do célebre amigo

    Depois, Doro comenta a falta que sente de Ronnie James Dio ( e nós também sentimos minha querida... ) e que no seu último álbum de estúdio criou uma música em homenagem ao mentor e amigo pessoal, segundo suas palavras: "a próxima música vai para a maior pessoa que o Heavy Metal já teve, Ronnie James Dio”, e assim, aos incessantes gritos de "Dio...Dio...Dio" ela canta com o coração a Hero, que nos trouxe uma gigantesca emoção, que percorreu cada fibra de nós todos e que será contada de forma diferente por quem esteve lá, eu particularmente fiquei arrepiado e quase fui as lágrimas, pois, a falta do Dio sempre será sentida.

    Bem falando da música, sua execução foi fascinante e Doro cantou com um primor único: os vocais passando a sensação de saudade, tanto que os versos "You were a hero, our only hero... You were a hero for everyone....You were a hero, our only hero....You were a hero...Like no one...Like no one..." e a imagem dela no palco não sairão tão fácil da memória.

     Já conhecida de todos, a seguinte foi anunciada pela vocalista como uma homenagem à sua banda favorita e a versão mais lenta de Breaking The Law do Judas Priest marcou mais uma descida da vocalista próxima dos fãs, para que estes cantassem com ela. Enquanto isso, a banda aplicou os riffs mais rápidos da música, nossa rainha continuou junto aos seus súditos como se fosse uma simples Metalhead como nós ( bem ela é ). São ações assim que fazem a Doro não só manter o título de rainha e conquistar cada vez mais, tantos seguidores, pois ela esbanja simpatia e carisma a cada ato no palco.

Todos Juntos!!!

    Quando estamos diante de um espetáculo como este show de Doro Pesch, o tempo parece não passar e infelizmente, mesmo que sem notarmos, já estávamos encaminhando para o final. Ela diz: "vamos cantar" enquanto a banda nos envia os acordes do hino All We Are, que praticamente colocou o Carioca Club abaixo, pois, todos indiscutivelmente cantavam com ela. E te falo meu caro leitor(a) como é gostoso participar com a Doro durante esta música ( estou na minha terceira vez que canto essa com ela ).

    A vocalista se movimentava de um lado para o outro solicitando que nós todos agitássemos ainda mais ( como se fosse preciso... ). E a beldade não se contém novamente desce perto dos fãs para deixar a voz deles ser inclusa no DVD, meu .... que honra....!!!

    E desta forma perfeita termina a primeira parte do show com ela nos agradecendo "Thank Everybody Metalheads". Sem sair do palco, ela avisou que teria tempo apenas para mais um música ( sinceramente, como eu gostaria que fossem pelo menos seis ou sete ), mas estes sonhos nem sempre acontecem e ela nos pergunta se queremos uma "Old School Song", com a aceitação instantânea dos fãs, a brilhante Hellbound fechou com seu ímpeto o show. E ela fez um show grandioso de acordo com o que havia prometido na entrevista que você pode (re)ler clicando aqui.

    No final Doro recebeu mais um presente: uma placa dourada com os dizeres: "Doro - The Queen of Heavy Metal - Tribute From Marcelo Stefanoni - São Paulo - Brazil March 2014" e isso a deixou mais ainda mais feliz, pois, foi totalmente inesperado e uma fantástica lembrança. E parecia que a vocalista não queria ir embora, pois, mesmo com o som de It Still Hurts soando ao fundo, ela ficou no palco acenando, agradecendo, mandando beijos, e até esboçando cantar novamente.

    Acredito que se pudesse ( sabemos que o Carioca Club após os shows de Rock tem outra... digamos 'atividades musicais' ) ela chamaria a banda de volta ao palco e tocaria pelo menos mais uma ou duas canções. Mas enfim, ela foi indo, indo, indo... sempre com um grande sorriso de satisfação, sem dar as costas para seu público e só foi embora mesmo quando as cortinas do Carioca Club se fecharam em definitivo.

    Saí do Carioca Club sabendo que assisti um dos melhores shows do ano e disse para alguns amigos: "esqueçam a atração subsequente da casa e tragam a Doro de volta para mais um show...". Lógico que ainda é meio cedo para começar a apontar os melhores shows do ano, mas não tenho dúvidas que este espetáculo será aclamado como um deles. Valeu Doro por nos dar o mais feliz Dia Internacional das Mulheres de nossas vidas. Thank You Metal Queen!!! Yeaah... Doro Rules!!!!

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos a Costábile Salzano Jr.
e para a equipe da 8X8 Live pela atenção e credenciamento

Março/2014

Clique aqui e confira uma galeria de 145 fotos do show da Doro no Carioca Club em São Paulo/SP

Set List

1 - I Rule The Ruins
2 - Burning The Witches
3 - Fight For Rock
4 - The Night Of The Warlock
5 - Without You
6 - Raise Your Fist In The Air
7 - True As Steel
8 - Revenge
9 - Für Immer
10 - Earthshaker Rock
11 - We Are The Metalheads (Wacken Hymne)
12 - Hero
13 - Breaking The Law
14 - All We Are
15 - Hellbound

 

Voltar para Shows