Angra - Temple Of Shadows Tour
Espaço Global em Mogi Mirim/SP - domingo dia 12 de março de 2006
 

     E depois do showzão do Dr. Sin em Piracicaba/SP na sexta ( leia aqui ),  no domingo chega a vez de acompanhar uma das melhores e mais importantes bandas do heavy metal brasileiro e por que não dizer do mundo? Estou falando do Angra, que pela primeira vez aportou na cidade de Mogi Mirim/SP, na turnê de divulgação de seu último e excelente trabalho Temple Of Shadows.

    Quando chegamos em Mogi Mirim, já eram aproximadamente 15:30 e a produtora Fernanda prontamente nos recepcionou e nos deixou totalmente à vontade para realizar a cobertura, que foi iniciada pela tarde de autógrafos que o Angra estava fazendo para a completa alegria dos fãs  de toda a região, que esperavam ansiosos nas portas do Palace Hotel.

        Enquanto eram acertados sala, regras e demais detalhes para a tarde de autógrafos, tive a oportunidade de rever o meu grande amigo Aquiles Priester e bater um papo com ele em off, onde conversamos sobre o novo trabalho do Hangar, shows da tour Temple Of Shadows, etc. Sem dúvida foi um momento de grande felicidade pessoal ao rever Aquiles e ele me dizer:  " Olha só quem está aí... " - me reconhecendo e relembrando do dia que esteve em Pinhal, durante seu excelente workshow ( leia como foi aqui ), data que pude realizar uma entrevista com o aclamado mestre das baquetas do Angra.

   

     Um pouco mais tarde , durante a tarde de autógrafos, onde víamos os fãs sentido uma imensa alegria ao terem seus cd´s, camisetas, posters, etc. autografados pelos membros do Angra. Tivemos também a oportunidade de conversar rapidamente com o grande amigo Kiko Loureiro ( que fiquei conhecendo pessoalmente também  durante a cobertura do seu ótimo workshow em Pinhal, leia aqui como foi ). Deu tempo também de bater uma foto e falar algumas palavrinhas com Edu Falaschi, que se mostrou ser um cara muito simpático, além é claro, de ser um grande vocalista.

   

    Finalizada esta primeira etapa da cobertura, saímos do hotel e teríamos a difícil tarefa de " fazer uma cera " até que chegasse a hora do show. E o que melhor para passar o tempo que tomar uma cerveja ? Foi o que fizemos. Passado o momento de puro relaxamento no culto da loira gelada e aquecimento das baterias para continuar com o dia de heavy metal, nos dirigimos até o Espaço Global. Ao entrar nesta ótima casa de Mogi Mirim, já vi que temos um excelente espaço para shows e já fica a torcida para que a Lince Eventos sempre traga shows de metal em nossa região tão carente de eventos deste porte. Detalhe, chegamos a tempo de ver parte da passagem de som do Angra, coisa que particularmente eu adoro ver.

    Enquanto aguardávamos para o show começar, conversamos com o galera do Hateface que estaria realizando a abertura do show do Angra, que infelizmente por problemas não chegaram ao nosso conhecimento, eles não se apresentaram desta vez.  Se encontravam também por lá  a galera do Monster, que batemos um rápido papo com eles ( uma das futuras atrações da Lince Eventos, bem como disse acima, já estou na torcida para que a Fernanda revolucione o heavy metal de alta qualidade na região ). O Angra estava programado para entrar no palco às 20:00hs, mas tivemos um atraso no horário, porém, nada que pudesse complicar a excelente apresentação da banda que vou lhes contar nas linhas abaixo.

    Quando finalmente chegou a hora de ouvir os acordes de iniciais de Deus Le Volt!, já ficamos todos literalmente "ouriçados", pois sabíamos que teria início mais um show de uma grande banda e em ótima fase com este novo álbum Temple Of Shadows. E por falar em Temple Of Shadows, a turnê está praticamente em fase final e eu que já tinha assistido um show em Campinas/SP no ano passado  logo no início da tour ( no Campinas Hall leia aqui como foi ), fiquei extremamente feliz por novamente estar presenciando uma apresentação do Angra e principalmente por saber que praticamente todas as músicas do disco seriam executadas na íntegra.

    A execução de todas as músicas deste discaço deve ter sido trabalhoso para a banda, porém, com músicos da competência de Edu Falaschi, Kiko Loureiro, Rafael Bittencourt, Felipe Andreoli e Aquiles Priester, isso com certeza, não foi nenhum problema. 

    Voltando ao set, ao iniciar Spread Your Fire, vemos todo o poder de fogo do Angra, que faz o público sentir uma enorme alegria e corresponder cantando e agitando bastante a cada verso. Eles mandam música após música na seqüência do álbum, as pesadas Angels and Demons e Wainting Silence. Para acalmar um pouco, tivemos a balada Wishing Well com sua linda melodia iniciada no violão. Nem é preciso dizer, que nesta altura do campeonato, o público que compareceu em um belo número no Espaço Global, já estava definitivamente sendo comandado pelo frontman do Angra, que ao contrário que adoram falar por aí, sabe muito bem comandar uma platéia e fazê-la agitar ao seu comando. Cantando com forte presença de palco e total comprometimento com a música, Edu Falaschi mostra porque já esteve muito bem cotado para substituir Bruce Dickinson quando ele saiu do Iron Maiden.

    Em seguida, uma das melhores canções de Temple Of Shadows, com The Temple Of Hate, momento que Rafael Bittencourt empunha seu violão e faz brilhantemente a introdução desta excelente música. Durante os solos, Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt mostram uma total integração fazendo solos duelados com escalas e arpejos em extrema velocidade, que servem para se guardar na memória toda a maravilha que é quando temos solos de guitarras bem executados como estes que a dupla fez no Espaço Global. Algo que todo fã de heavy metal deve acompanhar e ver pelo menos uma vez por ano ( no meu caso,  se possível, várias vezes por mês ).

 

    E eu falei em melhor música?A seguinte foi The Shadow Hunter, introduzida nos violões também e cantada em uníssono pelos presentes no Espaço Global, cujo destaque novamente vão para os lindos solos de guitarras feitos por Kiko e Rafael, além da excelente performance vocal de Edu, mostrando toda emoção da música com sua voz. A música seguinte seria a que eu mais aguardava no show, era a vez de No Pain For The Dead, que me deixou num estado de total felicidade ao ver esta canção sendo tocada e praticamente cara a cara com a banda ( afinal estava tirando as fotos que ilustram essa matéria ). Assim como muitos dos presentes cantei com o Angra esta canção maravilhosa ( eu já queria curti-la ao vivo desde o lançamento do disco ) .

    Em seguida tivemos Late Redemption, que a galera adorou e cantou todos os " oooo ",  além das partes em português, que no disco couberam ao Milton Nascimento. Essa música marcou uma pequena mudança no set, que até No Pain For The Dead, estava seguindo com o Temple Of Shadows na íntegra. Quase fechando esta primeira etapa, tivemos a ótima Winds Of Destination, com Felipe Andreoli cantando alguns versos e fazendo um excelente solo em seu baixo, onde demostrou técnicas de two-hands - onde ele toca no braço com as duas mãos. Enquanto Gate XIII é tocada, temos o tempo suficiente para a banda descansar um pouco e preparar para o segundo tempo do set-list. Sabe, gostaria que todo o álbum Temple Of Shadows tivesse sido tocado, afinal as duas que ficaram de fora, Sprouts Of Time e Morning Star também são espetaculares, mas esse fato não tirou os méritos deste excelente show que estava acompanhando.

    Aos gritos de "Angra...Angra" pelo público presente no Espaço Global, eles retornam com Nothing To Say do excelente álbum Holy Land, que causa aquele frisson e gera mais um momento de êxtase completo. 
 

    Em seguida outra ótima canção deste disco, com a épica Carolina IV, música que, além da forte pegada na bateria de Aquiles Priester, me marcou bastante o fato de ver Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt com instrumentos de percussão para tocarem durante alguns trechos da música. Só tinha visto isso na tour do álbum Rebirth e confesso que fiquei muito contente por ver novamente.

    Uma grata surpresa para mim neste set foi a música Acid Rain, do álbum Rebirth, e por sinal, uma das que  mais gosto neste disco, executada com toda a perfeição que o Angra sempre teve. Nos solos, novamente presenciei os emocionantes duelos de guitarras promovidos por Rafael e Kiko. Depois tivemos a música que já  pode ser considerada um hino do Angra, Carry On ( do primeiro disco Angels Cry ), provocando uma explosão de alegria entre os presentes que cantam todos os versos e sacodem seus pescoços. E falando em alegria, quando Edu Falaschi anuncia Rebirth, um coro de centenas de vozes do Espaço Global, canta com ele esta maravilhosa canção. Com isso, eles saem do palco e quando voltei meu olhar para trás, somente via rostos felizes da platéia pelo que já tinham curtido até aqui, mas ainda queríamos mais.

    E para o bis, encerrando com chave de ouro esta brilhante apresentação do Angra em nossa região, tivemos In Excelsiors que abriu campo para Nova Era ( ambas do Rebirth ), com intensa participação do público e  fechando de vez a célebre noite heavy metal de Mogi Mirim/SP.

    Com o dever cumprido, ainda tive tempo de comprar o DVD Angra - Rebirth World Tour - Live In São Paulo e ir para casa sabendo que presenciei novamente mais um grande show do Angra. Outro ponto que faço questão de novamente destacar é que temos um novo lugar para o heavy metal na região. Que venham os próximos grandes shows. Parabéns Fernanda e todos da Lince Eventos por acreditarem no potencial heavy metal do interior paulista.

Texto e Fotos: Fernando Júnior
Agradecimentos: Fernanda Veiga
 ( Lince Eventos ) e Lô

Galeria de Fotos do Angra

 

Descrição:
Número de imagens: de

Voltar para Shows