Nightwish - Imagenaerum South American Tour 2012
Abertura: Tierramystica
Quarta-feira, dia 12 de dezembro de 2012
no Credicard Hall em São Paulo/SP

Eis uma banda que se confunde
com a história do Rock On Stage

 Quatro anos se passaram desde a última passagem da banda pelo Brasil, ainda com Annete Olzon nos vocais ( confira aqui como foi ), além de outras passagens como a de 2002, em 2004 na turnê do aclamado disco Once ( confira resenha ) no Live'n'Louder em 2005 ( veja matéria ) que acabou com a "Era Tarja" na banda, e desta vez viriam ao Brasil para divulgar seu mais novo trabalho, o cd Imaginaerum, lançado no final do ano passado.

    Toda a história por trás da vinda da banda ao Brasil já é conhecida por todos, mas o fato é que muitos fãs, assim como eu, estavam curiosos para ver como o Nightwish se sairia com Floor Jansen nos vocais ( ex-After Forever e também vocalista do ReVamp ), já que o único registro é um clip ao vivo que a banda fez para I Want My Tears Back, lançado dias antes da passagem da banda pela America Latina.

    Com um Credicard Hall que a princípio não parecia que teria muita gente, posteriormente ficou praticamente lotado a medida que a hora da apresentação do Nightwish se aproximasse, pois durante a banda de abertura Tierramystica haviam muitos "buracos" entre a plateia.

Tierramystica

    Era a terceira vez no ano que assistia aos gaúchos do Tierramystica, pois já havia os visto abrindo para a Tarja ( confira aqui ) e para o Epica ( veja como foi ), e é um sinal que a banda tem moral e agrada, afinal, são três importantes aberturas. Formado por Gui Antonioli ( vocais ), Ricardo Chileno ( vocais e diversos instrumentos ), Fabiano Müller e Alexandre Tellini ( guitarras e violões ), Rafael Martinelli ( baixo ), Duca Gomes ( bateria ), Luciano Thumé ( teclados ) e contando como convidado Ademar Farinha, da banda Tarancon.

    O Tierramystica mostrou praticamente o mesmo show das apresentações anteriores exaltando álbum a A New Horizon Comes... de 2010, e algumas músicas de seu próximo trabalho, e sempre mencionando o DVD que acabaram de lançar ao executarem canções como "Nueva Castilla", "New Eldorado [Qapaq Ñan]", "Myths Of Creation", "Winds Of Hope [Suyanawayra]", mas destaco mesmo a penúltima canção Vision Of The Condor e encerram seu curto, mas eficiente set com Spiritual Song.

    Outro excelente show da banda gaúcha, que certamente deveria vir a São Paulo para uma apresentação só sua, em lugares como o Manifesto ou Blackmore por exemplo.

Set List Tierramystica

1 - Nueva Castilla
2 - New Eldorado [Qapaq Ñan]
3 - Myths Of Creation
4 - Winds Of Hope [Suyanawayra]
5 - Vision Of The Condor
6 - Spiritual Song

Nightwish

    Após a arrumação do palco entre bandas, já clássica por sinal, era possível ver o bonito palco da turnê Imaginaerum. O líder Tuomas Holopainen ( teclados ), Emppu Vuorinen ( guitarra ), Marco Hietala ( baixo e vocais ) e Jukka Nevalainen ( bateria ) foram entrando e foram ovacionados pelos fãs ao som da música de introdução Crimson Tide de Hans Zimmer, para aí sim, com a belíssima Floor Jansen nos vocais São Paulo conhecer a nova tour dos finlandeses.

    A música que abriu o show foi Storytime, primeiro single de trabalho de Imaginaerum, seguida pela poderosa Dark Chest Of Wonders”e o hino Wish I Had An Angel, ambas do álbum Once, de 2004. E como foi a atuação Floor nos vocais ao cantar hits imortalizados pela Tarja Turunen? Caro leitores(as), vocês que não foram, saibam que a única vez que tinha  visto a vocalista holandesa foi no show do Mayan ano passado ( confira resenha aqui ), e ela foi a surpresa, revelação, confirmação etc...

    Floor Jansen mandou super bem, com um carisma absurdo, uma frontwoman poucas vezes vista, pois ela consegue ser discreta quando necessário e tomar todo o palco para si quando é exigida, como só as grandes vocalistas pedem. Continuaram e set com Amaranth, do álbum Dark Passion Play de 2007 ( leia resenha ) veio perfeita, seguida por Scaretale, outra do Imaginaerum, então Floor Jansen convida o multi-instrumentista Troy Donockley, que participou das gravações deste álbum e que vem acompanhando a banda nesta turnê.

 

    Juntos eles formaram uma química perfeita para o novo single do Nigthwish com a citada I Want My Tears Back, onde é possível ver toda a sinergia dos músicos, principalmente entre Floor Jansen e Marco Hietala, especialmente quando tocaram a balada The Crow, The Owl And The Dove em mais um dos pontos altos do show. Falando em hits, talvez o maior da carreira do quinteto veio em seguida com Nemo do álbum Once, aliás, neste mega hit, que claro, não poderia ficar de fora do set list, provocou uma vibração enorme dos fãs.

    Floor Jansen sai do palco, e ainda contando com Troy Donockley, o Nightwish toca ainda uma instrumental que depois me informaram que se tratava da Last Of The Wilds, do disco Dark Passion Play, realmente eu não lembrava desta faixa. Na volta de Floor Jansen ao palco a intro feita por Tuomas Holopainen ao teclados chamavam o público para o maior sucesso da banda gravado em 2000 com a clássica Wishmaster. Verdade seja dita, essa música aumentou e muito a alegria de todos numa versão que ficou diferente, porém, perfeita na voz da nova vocalista. Depois, Ever Dream do Century Child de 2002 veio na sequencia e foi bem recebida e cantada por todos os fãs.

    Uma intro na bateria de Jukka Nevalainen dava a dica de qual seria a próxima música do set list, que seria o tradicional cover de Over The Hills And Far Away ( também título do EP de 2001 ) do grande Gary Moore, que embora tenha ficado diferente com o Nightwish não deixa de ser uma grande homenagem ao músico que fez a passagem em 2011. E embora muitos critiquem, eu sempre penso, vai lá fazer igual ao Gary Moore? Saibam que é literalmente difícil, porém, como homenagem, me fez cantar muito esse hino do Hard Rock Mundial.

    A longa, entretanto, maravilhosa Ghost Love Score presente no Once e com todos aparatos sinfônicos que a música exige... foi executada pelo Nightwish de forma perfeita e com Floor Jansen mais uma vez arrasando nos vocais. Finalizando a noite, tivemos mais duas novas, Song Of Myself e Last Ride Of The Day, que como o próprio nome traduzindo, seria a última da noite. E enquanto a banda se despedia e nós começávamos a sair do Credicard Hall ouvimos como encerramento a faixa instrumental Imaginaerum, que faz uma síntese do novo cd.

    Sem palavras, showzaço, vibrante com um público ensandecido do começo ao fim, mas por ser numa quarta-feira, com o dia seguinte de labuta, o gostinho de quero mais teve que ser no travesseiro pensando no que o Nightwish e sua nova formação tinha acabado de proporcionar ao povo paulista. Noite perfeita!!!

    Sobre a vocalista Floor Jahsen, se alguém tinha dúvida, posso dizer após este sensacional show que acabaram-se com todas, pois a beldade foi perfeita, foi o glacê no bolo que se chama Nightwish e mostrou o porque é uma das melhores vocalistas do mundo. Após a turnê fica a pergunta, o que acontecerá? Floor Jansen será efetivada definitivamente como vocalista do grupo?

    No melhor estilo daquele seriado antigo do Batman dos anos 60, quando acabava o episódio e surgiam essas perguntas, a "batata quente" passa para o Nightwish, mais precisamente para o chefe Tuomas Holopainen, que certamente terá que decidir entre o mais óbvio, que seria a confirmação da holandesa no posto, ou o desafio de mudar novamente, e a escolhida carregar o fardo de ser comparada com Floor Jansen e Tarja Turunen, ainda passando pelas grandes músicas que Annette Olzon gravou e não devem ser esquecidas.

     Aliás, vale o comentário final, Floor cantou músicas de ambas as fases do Nigthwish com muita destreza e será uma pena se Floor Jansen não ficar no Nightwish após o término desta turnê, porém, teremos que aguardar até 2014, que será quando Tuomas se pronunciará oficialmente.

 

Texto e Fotos Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Tatiana Ito, equipe da T4F
e Costabile Salzano Júnior da The Ultimate Music
pela atenção e credenciamento
Dezembro/2012

Set List Nightwish

1 - Crimson Tide
2 - Storytime
3 - Dark Chest Of Wonders
4 - Wish I Had An Angel
5 - Amaranth

6 - Scaretale
7 - I Want My Tears Back
8  The Crow, The Owl And The Dove
9 - Nemo
10 - Last Of The Wilds
11 - Wishmaster
12 - Ever Dream
13- Over The Hills And Far Away
14 - Ghost Love Score
15 - Song Of Myself
16 - Last Ride Of The Day
17 - Imaginaerum

 

Galeria de ... fotos dos shows do Nightwish e do Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP

Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Nightwish no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP Tierramystica no Credicard Hall em São Paulo/SP

Voltar para Shows