Rock On Stage Especial
Os Melhores Shows, Álbuns e DVD´s
Nacionais e Internacionais
de 2012 cobertos e resenhados
 no Rock On Stage

    Final de 2012 e início de 2013, em um ano de forte crescimento do site Rock On Stage que em quase sua década de vida, já cobrimos inúmeros e importantes shows de Rock, Heavy Metal, Blues, Rock Progressivo, Thrash Metal, Punk Rock, Gothic Rock, Hard Rock, etc.  Neste ano em especial podemos finalmente eleger os melhores shows que tivemos no Brasil para relembrarmos em quais fomos, em quais não fomos, em quais gostaríamos de ir e aqueles que foram realmente imperdíveis em um ano que realmente tivemos uma verdadeira avalanche de shows no país.

     Dividimos o especial com algumas categorias estendendo também ao nosso braço no Rio de Janeiro/RJ, onde temos a lista com os melhores shows que realizamos a cobertura por lá. Lógico caro leitor(a) que alguns shows certamente estão fora desta lista, ou por algum motivo alheio à nossa vontade o mesmo não se encontra aqui, ou mesmo pelo excesso de shows que tivemos e por mais que toda a equipe do Rock On Stage tenha se esforçado para trazer uma matéria, não podemos infelizmente estarmos presentes em todos.

    Detalhe.... a ordem dos shows não significa que são os melhores em ordem crescente,  mas os que foram realmente marcantes entre tantos.

    Então.... sejam bem-vindos aos shows que nós consideramos os melhores de 2012. De extra, estamos realçando também os melhores álbuns e DVD´s nacionais e internacionais que tivemos o prazer de ouvir e resenhar no Rock On Stage também.

 

Metal Extremo

    A primeira avaliação que fazemos é a de Metal Extremo, onde o Dying Fetus ( confira resenha ), que impressionou a todos pela sua técnica em janeiro e o showzaço do Samael ( saiba mais aqui ) sendo pesado mesmo com uma bateria eletrônica inserida no teclado, escutar Into The Pentagram ao vivo foi mágico, e embora muitos não foram assistir o mesmo pelo radicalismo e acabaram perdendo um grande espetáculo.

     Behemoth foi matador, assim como todos esperaram da apresentação. Embora o Metal Open Air ( veja detalhes ), tenha sido uma tragédia, quem foi lá exaltou a apresentação da banda Destruction.


1 - Behemoth
2 - Setembro Negro com Gorgorth e Keep Of Kalessin
3 - Sodom
4 - Destruction
5 - Dimmu Bugir
6 - Aborted
7 - Dying Fetus
8 - Samael
9 - Marduk
10 - At the Gates

Metal Nacional

    A segunda avaliação é de Metal Nacional, o Brasil vem produzindo boas bandas há muito tempo, e isso é fato e nunca nosso Underground esteve tão forte e o Mainstream nacional tão fraco.

    A valorização do Metal Nacional, que começa a aparecer na mídia com alguns shows mais lotados, mesmo que de grandes bandas, porém, as bandas vão construindo a possibilidade de excursionar pelo Brasil o ano todo tocando em cidades consideradas pequenas e como exemplo disso temos a banda Korzus, que tem uma sólida carreira e shows durante o ano todo. Inclusive, dois deles foram realizados no 1º Pinhal Rock Music Festival ( veja os detalhes aqui ), que apesar dos problemas, teve apresentações marcantes como foram os casos dos citados Salário Mínimo e Shadowside. Incluiríamos na lista o Viper em Itapira/SP, mas o show da Via Marques foi superior e será lançado um DVD dele.

    Vale destacar que muitos shows de abertura foram bem superiores aos de bandas gringas e tenho certeza que neste momento você pensou em alguma que presenciou esse ano certo?


1 - Salário Mínimo ( em Espírito Santo do Pinhal/SP )
2 - Korzus (SESC Pompeia em São Paulo/SP )
3 - Viper ( Via Marques em São Paulo/SP )
4 - Sepultura ( Suzano/SP )
5 - Shadowside ( em Espírito Santo do Pinhal/SP  )
6 - Barbaria ( ThorHammerFest 6 em São Paulo/SP )
7 - Hugin Munin ( ThorHammerFest 6 em São Paulo/SP )
8 -Trayce ( União Undergound em São Paulo/SP )
9 - Project 46 ( União Underground em São Paulo/SP )
10 - Made in Brazil ( ViradaCultural em São Paulo/SP)

Pop Nacional

    O Pop Nacional. Começamos uma abertura de shows neste estilo Rock´n´Roll porém, mais voltados para o Pop, com vários shows e talvez, a o mais marcante do ano foi neste estilo com o Show do Celso Blues Boy no SESC Santo Amaro  em São Paulo/SP ( confira a resenha ) já que foi o último show do cantor,  ele vai como top da lista não pela apresentação em si mas, como homenagem póstuma ao ver o que o músico fez no palco, mesmo totalmente debilitado empunhando sua guitarra e tocando como sempre, principalmente o Hino Nacional Brasileiro, coisa que muitos hoje em dia nem se quer respeitam. Junto com a perda de Celso Blues Boy, outra lenda que nos deixou neste ano pelo mesmo motivo foi o inigualável Jon Lord do Deep Purple.

    Bem... voltando a lista dos melhores de Pop Nacional posso dizer que o  MMDC com uma garra extraordinária eletrizou todos na Galeria Olido ( leia aqui ) e o RPM ( detalhes aqui ) mesmo não precisando provar mais nada a ninguém continua fazendo um dos melhores shows do Brasil.

1 - Celso Blues boy (Sesc Santo Amaro)
2 - MMDC (Galeria Olido)
3 - RPM
4 - Almir Sater
5 - Frejat
6 - Kid Abelha
7 - Titãs
8 - Jovem Guarda
9 - 365 (SESC Belenzinho)
10 - Zé Ramalho

Classic Rock

    Classic Rock, definir o que é isso hoje em dia, parece mais um papo de imprensa, mas, o que definimos aqui foi estilo como o Rock dos anos 60/70 junto com bandas de Progressivo, que ajudaram a imortalizar o estilo que apreciamos tanto.

    Roger Waters foi sem palavras e um dos melhores espetáculos realizados no Brasil em todos os tempos ( confira a mega resenha aqui ), Mark Farner ex-vocal do Grand Funk Railroad finalmente veio ao Brasil ( logo no começo do ano, veja aqui ) e fez um show histórico, assim como as apresentações de Steve Wilson ( saiba como foi ) e do Creedence Clearwater Revisted ( que reviveram seus maiores clássicos e neste fizemos dose dupla cobrindo os shows em São Paulo no Credicard Hall e no Rio de Janeiro no Citibank Hall ).

    Por que não citar também os shows de duas lendas máximas do Rock: o criador de Sunshine Of Your Love Jack Bruce ( que se apresentou no Teatro Bradesco ) e um dos maiores tecladistas da história... Rick Wakeman  ( que marcou o ano também no Teatro Bradesco ), sendo que ambos fizeram shows também antológicos.

1 - Roger Waters
2 - Mark Farner
3 - Steven Wilson
4 - Creedence Clearwater Revisted
5 - Jack Bruce
6 - Rick Wakeman
7 - Robert Plant
8 - Marillion
9 - Focus
10 - Circa

Hard Rock   

    Hard Rock, o início com algumas lendas da década de 70 e um pouco discriminadas pelo Glam Rock nos anos 80, ultimamente vem ganhando muita força e voltando a ter o espaço que nunca deveria ter perdido. Um ano que teve o maravilhoso show do KISS ( e que bravamente pegamos os shows em São Paulo na Arena Anhembi e no Rio de Janeiro no HSBC Arena ), a improvável última tour do Scorpions ( que hiperlotou o Credicard Hall em São Paulo em duas noites, e estivemos lá na primeira, clique e confira  ).

    Isso sem contar os shows de alto nível de Slash ( que mostrou quem é a alma do Guns´n´Roses no Espaço das Américas, veja aqui ), o Europe, que embora seja marcado como Hard Rock está cada vez mais Heavy e deixou os fãs loucos ao não tocarem Cherokee ( saiba mais neste link ).

    Para fechar os comentários dos ícones do ano em Hard Rock tivemos ainda a volta dos Quireboys ( como parte da festa dos 18 anos do Manifesto Rock Bar ) ao Brasil e a primeira turnê do Gotthard sem o saudoso Steve Lee ( na abertura para o Unisonic no HSBC Brasil, leia como foi aqui ).


1 - KISS
2 - Scorpions
3 - Slash
4 - The Quireboys
5 - Gotthard
6 - Chrome Division
7 - G3
8 - Europe
9 - Edguy
10 - Mark Boals & Dr Sin

Heavy Metal

    Heavy Metal, que faz todos termos a paixão por um estilo que marca toda a sua vida. Grandes apresentações este ano, e destacar apenas dez dói forte no coração, já que momentos belíssimos ocorreram em todas apresentações.  Foi muito bom de ver que a cada sábado tivemos dois ou três nomes de quilate internacional fazendo shows em nosso país. Falta muito ainda para a perfeição, mas estamos no caminho certo.

    2012 era para ter sido a consagração de um festival de renome à porte de Wacken Open Air, que é dedicado apenas ao Heavy Metal e suas ramificações, mas toda aquela sequencia interminável de problemas levou o evento ao seu cancelamento e a não realização do terceiro dia. Mas ainda assim contamos com os 20 anos do clássico Countdown do Extinction do Megadeh executado na integra ( que arrebentou no Via Funchal ), o show matador do Anthrax ( e com direito ao Misfits e Torture Squad de abertura no HSBC Brasil ) além das três divas: Floor Jansen no Nightwish ( confira como foi o show no Credicard Hall ), Simone Simons do Epica ( e nesta o Rock On Stage conferiu as apresentações do Rio de Janeiro na Fundição Progresso e em São Paulo no Via Funchal ) e a glamourosa Tarja Turunen ( também no Via Funchal, veja mais aqui ).

1 - Nightwish
2 - Megadeth
3 - Anthrax
4 - Epica
5 - Adorned Brood
6 - Annihilator
7 - Elluveitie
8 - Korpiklaanie
9 - Crucified Barbara
10 - Tarja

Pop Internacional

    A descrição para o Pop que começamos a acompanhar alguns shows este ano, seria o comercial, que toca em rádios etc... mas, aqui não valorizamos a obra em si, mas apenas a apresentação como show e espetáculo de entretenimento que é o foco principal de quem ouve música.

     E pelo fato de nossa formação musical ser mais voltada para o Heavy Metal e Hard Rock muitos dos shows tínhamos que pesquisar muito para realizar de forma impar a cobertura de cada um dos eventos. E citamos apenas cinco destaques, mas apresentações como o Duran Duran ( no Credicard Hall em São Paulo e no Citibank Hall no Rio de Janeiro ) se destacaram junto pelos efeitos visuais e junto ao show de Alanis Morissete ( no Credicard Hall em São Paulo/SP ) pela empolgação dos artistas.

1 - Duran Duran
2 - Snow Patrol
3 - Simple Plan
4 - Alanis Morissete
5 - Mana

Rio de Janeiro

    Embora já tenhamos citado alguns shows realizados no Rio de Janeiro em 2012 neste especial, ficamos pensando aqui: quais poderiam terem sido os melhores que o Rock On Stage esteve presente?

    Gostaríamos de ressaltar os mais importantes que passaram na cidade maravilhosa e que contaram com a nossa cobertura. Com o Rock On Stage estendendo seu braço até a Cidade Maravilhosa e consolidando sua posição, pudemos confirma o crescimento no cenário musical carioca, com grandes bandas realizando grandes shows, afinal, é bom que esta capital volte a crescer e continuar com o merecido destaque, pois nos últimos anos havia acontecido uma diminuição dos shows realizados por lá. Tudo bem que São Paulo ainda é a Meca do Rock, mas o crescimento do Rio já é significativo.

    KISS, Robert Plant e Dream Theater arrasaram, mas vale lembrar do Whitin Temptation que fez uma das melhores apresentações de sua turnê na América Latina no Rio de Janeiro.

1 - KISS
2 - Robert Plant
3 - Dream Theater
4 - Marillion
5 - Whitin Temptation
6 - Creedence Clearwater Revisited
7 - Epica
8 - Circa
9 - Noel Gallagher
10 - Kip Winger

Extras: CD´s  e DVD´s

    Nesta parte a ideia não é listar quais são os melhores lançamentos por classificação, mas dentre os cd's, DVD's e EP's que chegaram em nossas mãos para resenhá-los, quais foram os mais marcantes e empolgantes, aqueles que recomendamos você ter ele em sua coleção.

    Claro, que se pensarmos um pouco teremos pelo menos mais outros 50 grandes álbuns, pois bandas como KISS, Rush, Iron Maiden, Testament, Destruction, Lynyrd Skynyrd, Aerosmith lançaram grandes álbuns em 2012, mas, infelizmente, eles não chegaram em nossas mãos para resenhar e preferimos escolher apenas os que as bandas, gravadoras ou assessores de imprensa nos enviaram para nossa avaliação.


 

DVD´s

    Então confira primeiramente alguns dos DVD's que selecionamos como os melhores que resenhamos no Rock On Stage em 2012. Mais um sensacional DVD que sua resenha será publicada em 2013, mas foi lançado em 2012 e é um dos melhores do ano é o
The Wörld Is Ours Vol.2 -  Anyplace Crazy As Anywhere Else do Motörhead.

1 - Saxon - Heavy Metal Thunder - Eagles Over Wacken
2 - Iced Earth - Festivals Of The Wicked
3 - Orphaned Land - The Road To Or Shalem - Live At The Reading 3, Tel-Aviv

Confira todos as resenhas de DVD´s clicando aqui

Cd´s Internacionais

    Os cd's, fizemos a escolha por cd's Nacionais e Internacionais pela grande  quantidade que recebemos em 2012 de gravadoras parceiras como a Shinigami Records, Metal Media, Som do Darma, EMI, etc. Ainda temos alguns que estão em processo de avaliação e portanto, não estão incluídos nesta lista.

    Tivemos grandes lançamentos ao vivo como o Iron Maiden El Vivo, o novo do Iced Earth com seu novo vocalista, o Dystopia, o excelente Urd do Borknagar, além de algumas surpresas como os novos de duas bandas suecas Knock You Down dos Hard Rockers do Dynasty e Hisingen Blues do Graveyard, que é puro Southern Rock Setentista.

1 - Iron Maiden - En Vivo!
2 - Iced Earth - Dystopia
3 - Borknagar - Urd - 9 Faixas
4 - Children Of Bodom - Relentless Reckless Forever
5 - Dynazty - Knock You Down
6 - Graveyard - Hisingen Blues
7 - Lacuna Coil - Dark Adrenaline
8 - Adorned Brood - Kuningaz

Confira todas as resenhas de cd´s Internacionais clicando aqui

Cd´s Nacionais

    No âmbito nacional então foram tantos lançamentos que tivemos que separar apenas alguns e sabemos que ao não incluir alguns outros lançamentos nesta pequena lista podemos até estar cometendo alguma injustiça, mas como foi ressaltado mais acima, a ideia é focar apenas nos álbuns que foram resenhados pelo Rock On Stage.

    E daí tivemos o excelente Breakneck do Andralls que é dos melhores álbuns de Thrash que ouvi, o Slave Of Pain do Encéfalo que foi disparado a grande surpresa do ano em qualidade ao lado do It Makes Us Hate do Machinage, além de Hard Rock com o Supertitious e From Now On do Still Living, Progressivo com The Inner Journey do Imagery, enfim, são apenas 10 discos, mas tenha certeza que poderíamos facilmente chegar a 30!!! Aliás, tenho que citar mais um que fará parte de nossas futuras resenhas e foi lançado em 2012, o One More Last Attempt do Rhevan,

1 - Andralls - Breakneck
2 - Encéfalo - Slave Of Pain
3 - Imagery - The Inner Journey
4 - Lothlöryen - Raving Souls Society
5 - Machinage - It Makes Us Hate
6 - Still Living - From Now On
7 - Violent Attitude If Noticed - Timeline
8 - Superstitious
9 - Sacrificed - The Path Of Reflections
10 - Rygel - Imminent

Confira todas as resenhas de cd´s Nacionais clicando aqui

Demos & EP´s

    Esta é um plug-in da seção Extras deste especial de melhores do ano do Rock On Stage, pois os Ep´s ou Demos não possuem o appeal de um cd completo, mas o álbum Beyond The Rainbow, cuja faixa título é uma homenagem ao saudoso Ronnie James Dio do King Bird merece ser ouvido e muitas vezes. 

    O outro escolhido é o Ignition, que marca o primeiro registro do Unisonic, banda que reúne Michael Kiske e Kay Hansen e alguns meses depois lançou seu primeiro full lenght.

1 - King Bird - Beyond The Rainbow
2 - Unisonic - Ignition

Confira todas as resenhas de Demos e EP´s clicando aqui
 

 

   Desejamos a todos um Feliz Ano de 2013 cheio de bons shows, boas audições de CD´s, DVD´s, EP´s e também muito sucesso e realizações neste ano que se inicia.

    Agradecimentos aos repórteres e fotógrafos do Rock On Stage e também aos assessores de imprensa que nos possibilitaram estarem presentes em tantos shows neste ano.

   Na parte de CD´s, EP´s e DVD´s, agradecemos também às bandas e gravadoras, que confiaram seus trabalhos para nossa avaliação.
 

Por Marcos César de Almeida e
Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2013

Voltar para Especiais